Bateria
- Gustavo Masson

- 6 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Entenda como funciona e quais são os principais custos envolvidos na manutenção da bateria do carro.

O que é e como funciona?
A bateria é o acumulador e centro de distribuição de energia elétrica para o carro todo. Por fora é feita de plástico, mas é dentro dela que estão os componentes capazes de produzir uma reação química com o objetivo final de dar origem a 12 volts, capacidade média comum do item. Em seu interior, a peça é formada por um sanduíche de placas feitas de chumbo ou óxido de chumbo embebidas por uma solução de ácido sulfúrico com água destilada, chamada de eletrólito.
Quanto tempo dura uma bateria?
De acordo com os especialistas, a garantia de fábrica das baterias são de em média um ano e meio, mas o dispositivo pode durar até dois anos.
Quanto custa uma bateria e como deve ser feita sua manutenção?
Se o carro não tiver sido comprado recentemente, a bateria pode ter uma tampa onde deve ser inserida água destilada a cada dois meses. O nível da água deve ficar um pouco acima do topo da placa. Hoje, a maioria das baterias não requer manutenção, pois são seladas.
Algumas marcas recomendam trocas a cada 50 mil quilômetros ou três anos de uso, mas depende do tipo de condutor. Um taxista, por exemplo, deverá substituí-la mais cedo, pois dá diversas partidas ao dia. E a partida é o maior consumidor de bateria em um carro. Ao contrário de uma pessoa que pega rodovias no cotidiano. O preço médio do produto é de R$ 300 a R$ 600.
Quais são os sinais de que a bateria está com problema?
O primeiro sintoma de que a bateria está descarregada ou desgastada é uma partida mais lenta, quando ela faz um som esforçado.
Se a luz indicadora no painel ascender, não significa que ela está ruim, significa que ela não está recebendo energia do alternador e precisa ser carregada.
A bateria precisa ser higienizada?
É preciso limpar os polos porque eles tendem a oxidar. Para limpá-los, basta desligar o polo, passar uma escova de aço tanto no polo quanto no fio e passar graxa para evitar que o vapor entre em contato com o oxigênio e cause oxidação.
O produto da oxidação é um sal popularmente chamado de zinabre. Ele é azulado e corrosivo, portanto é preciso ter cuidado ao manuseá-lo. Se estiver muito intenso, recomenda-se que jogue água fervendo e manusear o mínimo possível. Mas quando a presença de zinabre está intensa, está decretado o fim da vida da bateria.
Quanto tempo o carro pode ficar parado sem danificar a bateria?
Se a bateria for nova, o carro pode ficar desligado por cerca de um mês que não haverá problema para dar partida.
É prejudicial usar o cabo de transferência para recuperar a bateria de um veículo (chupeta)?
Não, desde que a chave do veículo descarregado não esteja no contato. Esses fios devem ser bem grossos porque a corrente que passa por eles é forte. É preciso conectar os cabos, deixar o outro carro ligado para dar uma pré-carga e em seguida a pessoa pode dar a partida. Lembrando que os cabos devem ser ligados no positivo com positivo e negativo com negativo.
Fonte: https://tinyurl.com/gpnkfd7



































Comentários